Visita de comitiva da indústria cearense à Barcelona é tema da coluna de Karina Frota no Jornal O Povo
A visita de uma comitiva da indústria cearense à cidade de Barcelona para compreender como funciona o ecossistema de inovação da cidade é o tema da coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no Jornal O Povo. Semanalmente, ela publica textos sobre comércio exterior e suas vertentes no periódico.
Leia o texto completo:
Barcelona é uma das cidades favoritas no mundo. Repleta de histórias, a cidade que está localizada na Catalunha tem seu próprio padroeiro, São Jorge. É comum encontrar dragões esculpidos e espalhados em diversos lugares.
A lenda diz que um espantoso dragão assombrava o reino. Todo ano ele sacrificava uma menina. Certo ano, a escolhida foi a filha do rei. Assim surgiu o corajoso cavalheiro São Jorge, que matou o dragão e salvou a princesa.
A cidade também possui um dos maiores estádios do mundo, o Camp Nou. Curioso também saber que o primeiro projeto da Igreja Sagrada Família não é de Gaudí. Gaudí assumiu o projeto aos 31 anos de idade e modificou completamente a versão original.
Ele dedicou 40 anos de sua vida à Sagrada Família, sendo os últimos 12 anos com dedicação exclusiva. Na Sagrada Família, obra inspirada em elementos da natureza, não há nenhuma estrutura completamente reta.
O que talvez pouca gente saiba é que Barcelona possui um moderno sistema de tubulações subterrâneas que “sugam” o lixo que, posteriormente, é levado a uma central de compressão e distribuição.
Assim como Viena, Singapura, Copenhague e São Francisco, Barcelona é uma das mais inovadoras e bem-planejadas cidades do mundo. Nos dias de hoje, a capital da Catalunha é vista como uma smart city.
E, é neste ambiente, que acontece durante esta semana a imersão ao ecossistema de inovação de Barcelona realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto Euvaldo Lodi, em parceria com a Universidade La Salle.
Empresários de diversos setores, representantes de entidades empresariais, governo, universidades e executivos cearenses buscam conhecer e vivenciar a experiência de uma cidade referência no mundo na construção e implementação de um pacto pela inovação.
A imersão conta com a realização de visitas técnicas as instituições e empresas referência na Europa, onde é possível conhecer, na prática, modelos de inovação conduzidos por startups e por empresas internacionais.
Participantes da imersão, liderados pela Fiec, escrevem um capítulo relevante na história da inovação do Ceará.
Acesse a coluna no Portal O Povo+ clicando AQUI.