Vinhos brasileiros ganham destaque internacional em feira em Shangai, na China
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Os vinhos brasileiros seguem atravessando fronteiras e neste mês chegam mais uma vez à China. O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do projeto setorial Wines of Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), celebra a presença da vitivinicultura brasileira na ProWine Shanghai 2025, que ocorre de 12 a 14 de novembro, no Shanghai International Expo Center. Em 2024, a ProWine Shanghai contou com 650 expositores de 32 países e regiões, com mais de 20 mil visitantes. Nesta segunda participação do projeto na principal feira do setor de vinhos e destilados da China continental, o estande Wines of Brazil contará com a exposição de seis vinícolas brasileiras: Aurora, Barbara Eliodora, CRS Brands, Nova Aliança, Miolo e Salton, dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna, a China é um país-alvo do projeto setorial e das empresas brasileiras. “A China é um dos principais importadores de vinhos do mundo e seu interesse pelos produtores do novo mundo vem crescendo. Dessa forma, estar presente na feira é reforçar a imagem do nosso país como produtor e oportunizar para as empresas brasileiras o fomento do comércio internacional com esse país”, explica. Segundo Romagna, a China foi, por vários anos, o maior mercado consumidor de vinhos tintos do mundo. Apesar de uma retração após a pandemia e mudanças nos hábitos de consumo, o país segue entre os maiores mercados consumidores globais, com crescimento no consumo de vinhos importados premium. “O público jovem e urbano vem se interessando por vinhos como parte de um estilo de vida moderno e cosmopolita, impulsionando o e-commerce e as vendas online. Assim, nós enxergamos muito potencial para produtos produzidos pelas vinícolas brasileiras, como o suco de uva 100% integral e o espumante 0% álcool”, comenta.
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Fonte: ApexBrasil
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