Investimentos internacionais em mineração focada na indústria de descarbonização são tema de agenda em Salvador

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto
conteudo

ApexBrasil marca presença na Exposibram, maior conferência do setor mineral da América Latina, e recepciona delegação de 10 países com potenciais investidores

A transição energética é um tema que ganha cada vez mais espaço na agenda global atualmente. Como parte desse processo, a contribuição da mineração na fabricação de componentes sustentáveis para a indústria tem tido destaque. O Brasil possui amplas reservas de minerais raros, essenciais para veículos elétricos, aerogeradores e painéis solares. Contudo, ainda são necessários recursos para estimular a indústria nacional de transformação e tornar o país não apenas um exportador de minerais, mas um protagonista em componentes de bens de alto valor agregado relacionados à descarbonização e à geração de energia limpa.

Para apresentar as perspectivas sobre o ambiente de negócios e oportunidades de investimentos na indústria de mineração do Brasil, a ApexBrasil esteve esta semana em Salvador com uma programação extensa que contou com uma série de atividades voltadas a atrair investidores internacionais para o mercado brasileiro. As ações fazem parte do programa Invest in Brasil Critical Minerals, iniciativa em parceria com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) dedicada a atrair recursos do exterior para financiar projetos minerais para a indústria no Brasil.

Desde a participação na Exposibram, evento referência no ramo mineral, passando por visitas técnicas ao porto da capital baiana, ao Senai CIMATEC (Instituição referência em Educação, Pesquisa e Inovação) e à CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) até chegar no Investor Day, ponto alto da agenda, o objetivo foi o mesmo: mostrar aos investidores que investir no setor mineral brasileiro é seguro, rentável, sustentável e com retorno garantido.

O Investor Day (Dia do Investidor), realizado em conjunto com o IBRAM, MME (Ministério de Minas e Energia, SGB (Serviço Geológico Brasileiro), BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) apresentou aos investidores todas as oportunidades do setor para investimentos em desenvolvimento industrial e regional, bem como sustentabilidade no setor mineral.

Segundo a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão, os investimentos estrangeiros nos projetos minerais do Brasil têm o potencial de trazer uma série de benefícios sociais e econômicos para os estados brasileiros.

Tivemos o seminário Investor Day para que empresas estrangeiras venham para o Brasil trazer desenvolvimento regional além de gerar emprego e renda. Apresentamos o nosso catálogo de 10 projetos brasileiros para investidores estrangeiros que querem conhecer um pouco mais das oportunidades do Brasil.

Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil

Durante o Investor Day, as instituições parceiras traçaram um panorama do setor mineral brasileiro com as oportunidades de negócios e as oportunidades de investimentos disponíveis. No segundo momento, as 10 iniciativas brasileiras puderam apresentar seus projetos aos investidores na busca por recursos que viabilizem os projetos. Para facilitar as interações entre os responsáveis pelos projetos e a delegação estrangeira, foi disponibilizada a Sala do Investidor para reuniões bilaterais.

Fonte: ApexBrasil

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,36 03/11
Euro 6,17 03/11
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil 

138.47

03/11

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
logo cin logo FIEC Siga-nos nas redes sociais
Facebook Icon Instagram Icon Linkedin Icon
©2025 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br