Encontro em Bruxelas Debate Ampliação do Comércio e Acordo entre Mercosul e União Europeia
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Evento promovido pela ApexBrasil e MRE reúne autoridades e lideranças empresariais para fortalecer a presença brasileira na Europa e impulsionar a ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia Iniciou-se nesta segunda-feira (28), em Bruxelas, o 9º Encontro dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs), Setores de Ciência e Tecnologia (SECTECs) e Adidos Agrícolas brasileiros. Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores, o evento finaliza a etapa de encontros pela Europa, que também passou por Portugal e Polônia. Ao abrir a reunião, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, reforçou a importância do acordo entre Mercosul e UE, que será votado no Parlamento Europeu, e destacou a atuação do governo no esforço para geração de novos negócios para empresas brasileiras. Ele ressaltou o engajamento pessoal do presidente Lula nessa missão:
O ex-senador e chefe de Assuntos Estratégicos da ApexBrasil Europa, Aloysio Nunes, destacou o papel fundamental do time de brasileiros que atuam diretamente na promoção comercial no exterior: “Nós temos aqui pessoas dedicadas à abertura de mercados, à promoção conjunta com empresas brasileiras em seus esforços para a internacionalização, participação nossa em feiras, organização de encontros com compradores europeus e atração de investimentos”, destacou. Seguindo o ritmo intenso de debates e apresentações das etapas anteriores, o encontro tem foco em fortalecer a atuação do Brasil no mercado europeu e elaborar estratégias conjuntas a favor da ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia. Luís Rua, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, destacou a importância do mercado europeu e a disponibilidade do Ministério para avançar nas tratativas técnicas e fitossanitárias para a abertura de novos mercados: “A gente não deve desistir do mercado europeu, muito pelo contrário, devemos impulsionar essa relação”, destacou. Entre os destaques da programação, estiveram os painéis de debate sobre oportunidades de negócios no agronegócio e na indústria e a exposição de estratégias de promoção conduzidas pelas representações brasileiras na Europa. Foram abordados temas diversos de setores centrais para as exportações brasileiras: agronegócio, indústria, serviços, ciência, tecnologia e inovação. O evento também foi palco para encontros entre representantes do setor público e privado, incluindo lideranças de importantes associações e empresas brasileiras, como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), a CitrusBR, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), a Marfrig/BRF, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Braskem Soluções inovadoras que atrelam tecnologia e sustentabilidade foram destaques entre as falas dos representantes: “O Polietileno verde da Braskem é um orgulho para nós brasileiros. Convertemos o etanol, que é um biocombustível, em polietileno, o plástico mais utilizado no mundo. Então, fazemos um plástico com material sustentável”, destacou Martin Clemesha, Líder de Defesa Técnica da Braskem Com o Acordo, a União Europeia se compromete com a eliminação de 100% das tarifas de importação para produtos brasileiros em até 10 anos, com cerca de 80% das linhas tarifárias liberalizadas de forma imediata a partir da sua vigência. A ação vai beneficiar a exportação de bens como químicos, máquinas, equipamentos médicos e autopeças. No curto prazo, as oportunidades de desgravação para o Brasil abrangem 242 linhas tarifárias da UE e cerca de US$ 109,8 bilhões das importações anuais do bloco, de modo que as exportações brasileiras podem crescer mais US$ 7 bilhões. A realização do evento reforça o compromisso da ApexBrasil e do Ministério das Relações Exteriores em apoiar a internacionalização das empresas brasileiras e fortalecer a imagem do Brasil como parceiro estratégico nos principais mercados globais. Fonte: ApexBrasil |
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