Rodada de Negócios online para o setor de equipamentos e insumos para a indústria alimentícia deve gerar mais de USD 2,8 milhões

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto
conteudo

Organizada pelo escritório da ApexBrasil em Moscou, a rodada aproximou empresas brasileiras dos melhores distribuidores e importadores dos insumos e equipamentos para indústria alimentícia, para aumentar a participação brasileira no mercado eurasiático

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, em outubro, a Rodada Online Eurásia de Equipamentos, Insumos e Soluções para a Indústria Alimentícia. O projeto contou com a parceria da associação ABIMAQ e gerou resultados superiores a USD 300 mil em negócios imediatos e legou uma expectativa de USD 2,8 milhões para os próximos 12 meses. 
 
Conforme o gerente do Escritório da ApexBrasil em Moscou, Almir Américo, “Mais importante que o volume de negócios gerados imediatamente é a contribuição da iniciativa para conectar empresas brasileiras e parceiros-chave no setor de equipamentos e insumos para a indústria alimentícia na região Eurásia. No longo prazo, esse relacionamento tende a gerar ainda mais frutos”. 
 
Com o conflito na Ucrânia e as sanções à Rússia, muitas marcas estrangeiras deixaram o mercado, o que levou a uma escassez de oferta de equipamentos e soluções para a indústria alimentar. Essa situação gerou um aumento do interesse por parte de distribuidores e fabricantes da região por produtos de países alternativos, como o Brasil.  
 
Esta foi a primeira rodada de negócios online com foco em insumos e equipamentos para indústria alimentícia, mas foi a décima segunda rodada de negócios online realizada pela ApexBrasil com foco na Eurásia. “Essa série de eventos online nasceu de uma estratégia contingencial do Escritório Moscou devido à pandemia Covid, mas tornou-se uma ferramenta permanente de promoção comercial com bons resultados e ampla aceitação pelos clientes”, comentou o gerente. 
 
O sucesso da iniciativa deve muito ao trabalho criterioso de seleção de ofertantes e compradores feito pela Agência. Para a promoção do evento na região da Eurásia, foram selecionadas empresas de acordo com a compatibilidade de seus produtos no mercado da Comunidade dos Estados Independentes e  a disponibilidade de materiais promocionais em língua estrangeira. Do lado da demanda local, a ApexBrasil buscou distribuidores relevantes da Eurásia, com perfil compatível com a oferta das empresas brasileiras, e , para facilitar as negociações, foram disponibilizados intérpretes de português-russo. 
 
"Encontramos várias empresas muito interessantes para nós  e imediatamente manifestamos nosso desejo de trabalhar como  uma base de distribuição e ser o único representante no Quirguistão", comentou Elena Stashenko, CEO da Technoservice. 
 
Para o ano de 2025 estão previstos três eventos, em setores como Equipamentos Médicos; Soluções Farmacêuticas; Componentes e Equipamentos para Indústria Automobilística. Os lançamentos dos projetos serão divulgados via website da ApexBrasil e de suas entidades parceiras, bem como pela plataforma BRAEXP (https://brasilexportacao.com.br/).

Fonte: ApexBrasil

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,80 22/04
Euro 6,65 22/04
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil 

194.16

22/04

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
logo cin logo FIEC Siga-nos nas redes sociais
Facebook Icon Instagram Icon Linkedin Icon
©2025 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br