destaques
Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto

Brasil conhece seu novo campeão de baristas

Boram Julio Um, da Um Coffee Co., é o vencedor do campeonato realizado pela BSCA e pela Apex-Brasil no país

Boram Julio Um, da Um Coffee Co., é o novo campeão brasileiro de baristas. A decisão foi anunciada na quarta-feira (28) pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), realizadora do campeonato em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), após análise do desempenho e revisão dos recursos impetrados por parte da organizadora mundial da competição, a World Coffee Events (WCE).

Em sua apresentação, Boram estimulou uma reflexão sobre o mercado e o desafio dos produtores de cafés especiais no Brasil em relação à fermentação. Ele elaborou suas bebidas utilizando como base grãos fermentados, colocando em prática o aprendizado adquirido em viagens a outras origens produtoras, como a Colômbia. Com o desempenho no preparo de espresso, cappuccino e drink de assinatura própria, ele superou 21 competidores e obteve o título, ganhando o direito de, em maio de 2020, representar o Brasil no World Barista Championship (WBC), que ocorrerá na Austrália, na feira Melbourne International Coffee Expo (MICE).

O segundo lugar da competição ficou com o barista Léo Moço, da Café do Moço. Ele teve um desempenho excelente, porém, como o regulamento da competição da WCE não permite a utilização de álcool, extratos ou subprodutos do álcool na elaboração das bebidas, acabou perdendo pontos e foi vice-campeão (confira o comunicado oficial aqui e a explicação da BSCA aqui). O pódio foi completado por Vitor Haubert Coelho, da The Coffee, que se sagrou o terceiro melhor barista do Brasil.

O resultado dos Campeonatos de Barismo é tomado com base na avaliação dos jurados, que são acompanhados por um representante enviado pela World Coffee Events, entidade que define regras, diretrizes e protocolos da competição nos países onde é realizada.

Como Competition Body no Brasil da WCE – organizadora do World Barista Championship e detentora dos direitos de competição em todo o mundo –, a BSCA é responsável pela organização e disponibilização da estrutura logística para a realização da competição, não intervindo na avaliação do desempenho dos profissionais e no resultado final da competição.

A condição de Competition Body também confere à BSCA o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não realizado no Brasil.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O Campeonato Brasileiro de Baristas é uma das ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá até maio de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços nacionais no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência atua, ainda, de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) ao país com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e do Brasil.

Fonte: Apex Brasil

destaques
destaques
Bolsa Índice         
Bovespa  +1,23% 04/12
Dow Jones +0,53% 04/12
Nasdaq +0,54% 04/12
Merval
(Argentina)
+5,91% 04/12
Shanghai
(China)
+0,74% 05/12
DAX 30
(Alemanha)
+0,27% 05/12
Moeda Cotação  
Dolar 4,21 05/12
Euro 4,67 05/12
Risco País (CDS)  
Brasil 122.5 05/12

 

Acesse nossas redes sociais

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
©2017 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br