TAP planeja dois voos diários e stopover em Fortaleza

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto
conteudo

Lisboa. Com planos de crescimento de 10% neste ano e a renovação da frota, a TAP Air Portugal mantém o foco no mercado do Nordeste. A empresa planeja implantar em Fortaleza, no segundo semestre deste ano, o programa de stopover - possibilidade de, na mesma viagem, ter dois destinos pelo preço de um, aproveitando alguns dias na cidade de conexão do destino final. Além da Capital cearense, a companhia aérea pretende iniciar o esquema de parada grátis em Recife e Salvador. A informação foi confirmada pelo diretor de vendas da companhia no Brasil, Luis Quaggio, durante voo de testes da nova aeronave da TAP, o A330neo, ontem (21).

Além disso, com o objetivo de ofertar mais opções de horários aos passageiros do Nordeste, a aérea portuguesa pretende, em breve, operar nas cidades de Fortaleza, Natal e Recife, voos com os novos A321neo de longo alcance. Os equipamentos de corredor único poderão fazer na Capital duas frequências diárias, segundo Luis Quaggio.

A operação se daria nas cidades de Fortaleza, Natal e Recife e teria início a partir do inverno europeu, em 2019. "Nós vamos receber essa aeronave a partir do fim deste ano e, no inverno europeu do próximo ano. Podemos utilizá-la nessa rota apenas na baixa estação. Na alta, nós voltamos com os A330", afirma o diretor de vendas da TAP no Brasil.

Sobre o stopover, ele destaca a exclusividade e as negociações para a implantação do programa na Capital cearense. "Parada todo mundo tem, stopover só a TAP tem. Essa é a diferença. O programa dá benefícios aos passageiros, como descontos em hotéis e restaurantes. Isso a gente tem que fazer o local. Depois que isso já tiver acertado, nós podemos implantar. Nós temos que trazer isso para o Brasil. Não é uma coisa de dois minutos", acrescenta.

Negociações

Para implementar o stopover no Nordeste, ele diz que já estão em andamento as negociações com redes de restaurantes e hotéis para oferecerem descontos aos passageiros. "A negociação já está andando. Não sei dizer como está porque está sendo tocada pelo pessoal de Lisboa, mas a previsão é no segundo semestre", observa.


As três cidades, de acordo com o executivo, são os mais importantes e estratégicos mercados para a companhia no Nordeste, onde opera semanalmente 10 voos em Recife, 7 em Fortaleza, 6 em Salvador e 4 em Natal. A ideia, segundo ele, é atrair os passageiros com destino a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília a fazerem uma parada grátis de três a cinco dias nas cidades onde o serviço será ofertado.

Parcerias

"Hoje, nós temos parcerias no Brasil com a Azul, Gol e Avianca, mas para as conexões do stopover provavelmente seria a Azul. O passageiro vem da Europa e pode ficar alguns dias em uma dessas cidades e depois continuar a viagem sem alteração no custo da passagem", destaca.

A TAP opera semanalmente no Brasil 82 voos. "Há uma forte representatividade do Nordeste por conta do turismo. São cidades onde nós temos mais movimentos nos voos e Recife é um hub nosso".

A330neo

A TAP deve receber até o fim deste ano cerca de seis aeronaves A330neo. Além disso, a companhia espera em 2019 incorporar a sua frota outros 15 do mesmo modelo, mais econômicos e mais confortáveis para os passageiros. "Este avião tem 34 assentos na executiva, 98 na econômica superior, que é um novo produto da TAP, e 168 na econômica normal. O passageiro precisa de descanso e conectividade e esta aeronave oferece tudo isso", afirma Paulo Barbosa, diretor de Inflight Services da companhia portuguesa.

De acordo com ele, ainda não há previsão de quando a aeronave deve operar na rota Fortaleza-Lisboa. "Vamos começar pelo Rio de Janeiro e São Paulo e dentro de um ano ou um ano e meio no Nordeste".

Testes

Nesta semana, a fabricante do A330neo, a Airbus, realiza diversos testes em todo o mundo com a aeronave que, em breve, será entregue à TAP. A primeira cidade, depois de Lisboa, a receber o equipamento, foi o Rio de Janeiro. De lá, partiram jornalistas brasileiros e técnicos da fabricante, juntamente com representantes da aérea portuguesa.

Os testes do modelo ainda devem durar alguns meses até que, em outubro, a TAP deve realizar os primeiros voos de longa distância com o avião.

O equipamento ainda passa por São Paulo, Recife, Miami, Atlanta, Chicago, Reykjavik, Kuala Lumpur, Bangkok, Hong Kong, Ilhas Maurício, entre outras cidades. Fortaleza não está na rota de testes da Airbus.

Como etapa final da fase de certificação das aeronaves, estes testes são também conhecidos como testes de rota e incluem missões ETOPS, aterrissagens de desvio em aeroportos e testes de handling. Os testes de comprovação de rotas são os últimos necessários para a Certificação de Tipo de Aeronave programada para este verão europeu. A TAP será a primeira aérea do mundo a operar o novo A330-900neo. Este avião será o primeiro equipado com a nova versão da cabine Airspace. O A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião.

Mercado

O mercado fortalezense de passageiros da TAP é formado por metade de brasileiros e metade europeus. O perfil é bem típico para o Nordeste, uma vez que a região possui muitos atrativos turísticos de grande interesse dos viajantes europeus. Em Recife, de acordo com Barbosa, há uma predominância por vezes de brasileiros, dependendo da época do ano. Já em Natal, por exemplo, a maioria dos passageiros é formada por estrangeiros.

"Nós somos a maior transportadora no Brasil para a Europa então nós sabemos o que o brasileiro quer", destaca.

Destinos

Segundo Barbosa, a TAP tem planos para voar para novos destinos na América do Norte e do Sul. "Hoje nós temos cinco destinos na América do Norte: Miami, Boston, Toronto e Nova York (Aeroportos de Newark e JFK). Serão oito ou nove rotas no próximo ano. Nenhuma foi definida ainda, mas podem ser Washington, Chicago e São Francisco". Ele diz ainda que há planos para voar para Buenos Aires, após as novas aquisições de aeronaves.

Fonte: Diário do Nordeste

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,41 04/07
Euro 6,37 04/07
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil 

144.79

04/07

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
logo cin logo FIEC Siga-nos nas redes sociais
Facebook Icon Instagram Icon Linkedin Icon
©2025 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br