O ATA Carnet é um documento aduaneiro válido internacionalmente que permite a exportação e a importação temporária de bens, livre de impostos de importação, pelo período de um ano. Este documento é emitido pelo Brasil e aceito em mais de 75 países a um custo pré-determinado, de acordo com o valor do produto a ser exportado. É o passaporte que simplifica as etapas de exportação e importação temporária nos países em que for apresentado, oferecendo agilidade e segurança ao desembaraço aduaneiro de seus bens.  

No Brasil, a CNI é a entidade licitada pela Receita Federal do Brasil (RFB) para emissão e garantias dos Carnês ATA no país, através das Federações das Indústrias.

São elegíveis para utilização do ATA Carnet:

  • Bens utilizados em exposições, feiras, congressos ou manifestações similares;
  • Materiais profissionais;
  • Bens com fins educativos, científicos ou culturais;
  • Bens de uso pessoal e fins desportivos


Como e onde emitir

O atendimento é feito por meio da FIEC, através do Centro Internacional de Negócios.

Para solicitar a emissão de um ATA Carnet, basta acessar o sistema on-line www.ata.cni.org.br. A empresa solicitante deve preencher o formulário com informações sobre as mercadorias a serem enviadas ao exterior sob regime de exportação temporária e países de destino a serem visitados. A própria ferramenta eletrônica gera o documento de forma automática e totalmente on-line. Após análise das informações e aprovação, o usuário pode retirar o documento na federação.

Mais informações
Entre em contato:  (85) 3421-5420 

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - 2ª andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024