Receita Federal lança aplicativo para serviços de importações

04/02/2014 - 00h00

A Receita Federal informa o lançamento do novo aplicativo para smartphones, permitindo a realização de consultas à carga e à Declaração da Importação (DI), retornando seu status atual e histórico de alterações, podendo ser baixado e instalado de forma gratuita, nas versões disponíveis na Apple Store (iOS) e no Google Play (Android).


Chamado “Importador”, o aplicativo traz diversos serviços relacionados ao processo de importação. Por meio desta inovação, os importadores, os intervenientes do comércio exterior, tais como despachantes aduaneiros, agentes de carga, ou quaisquer outros interessados poderão acompanhar suas cargas e importações com agilidade, segurança e mobilidade, proporcionando assim a redução de prazos e custos operacionais.


Pelo aplicativo, o interessado pode receber mensagens de tramitação e andamento das cargas que deseja acompanhar automaticamente. O “Importador” contém também dicas a respeito dos processos de importações e um teste onde se pode avaliar seus conhecimentos de importação.


O objetivo da Receita Federal é incentivar e permitir que o importador, mesmo que utilize o serviço de despachante, possa ter maior visibilidade a respeito da situação e do andamento dos seus processos de importação.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - 2ª andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024