CIN celebra 30 anos de internacionalização e apoio às indústrias cearenses
Em 2025, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) celebra seus 75 anos de trajetória. Dentro dessa história, o Centro Internacional de Negócios (CIN) completa três décadas de atuação, consolidando-se como protagonista na inserção das empresas cearenses no cenário global.
A história do Centro Internacional de Negócios da FIEC começou em 1995, quando a Federação, sob a presidência de Fernando Cirino Gurgel, lançou o Trade Point do Ceará, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O projeto foi pioneiro ao incentivar a cultura exportadora no estado, oferecendo às empresas locais as ferramentas e informações necessárias para dar os primeiros passos no comércio exterior.
Três anos depois, em 1998, o Trade Point evoluiu para o Centro Internacional de Negócios (CIN), marcando uma nova fase de atuação. Mais estruturado e com um escopo ampliado, o CIN assumiu o papel de elo estratégico entre as indústrias cearenses e o mercado global, tornando-se referência em consultoria, capacitação e inteligência comercial.
Desde então, o CIN tem sido mais do que um apoio técnico, é parceiro no crescimento das empresas, abrindo caminhos para novos mercados, conectando empresários a oportunidades internacionais e fortalecendo a competitividade do setor industrial cearense. Missões empresariais, participação em feiras internacionais, consultorias personalizadas e programas de capacitação fazem parte de um portfólio que, ao longo de 30 anos, ajudou a transformar ideias em conquistas concretas no exterior.
Na sua primeira década, o CIN impulsionou a internacionalização de diversos produtos cearenses, ajudando empresas a conquistar reconhecimento fora do Brasil. A partir de 2016, sob a liderança de Karina Frota, o Centro ganhou ainda mais dinamismo, com foco em inovação e no uso de novas tecnologias. A modernização dos processos e a incorporação de ferramentas de inteligência de mercado posicionaram as empresas do Ceará em sintonia com as tendências globais, tornando o CIN um catalisador de oportunidades e crescimento sustentável.
Em 2020, o CIN iniciou uma nova fase de sua trajetória com a inauguração de sua sede atual, batizada Carlos Prado, em homenagem ao primeiro vice- presidente da instituição. Localizado no térreo da Casa da Indústria, o espaço foi pensado para traduzir a modernização e o dinamismo do Centro, oferecendo uma infraestrutura moderna e alinhada às demandas do mercado global. Mais do que um novo endereço, a sede trouxe um ambiente projetado para aproximar ainda mais as empresas cearenses do comércio internacional.
Com salas adequadas para consultorias, workshops e eventos de negócios, o espaço se tornou um ponto de encontro estratégico, capaz de potencializar parcerias, estimular a inovação e fortalecer a posição do Ceará no cenário mundial. “Desde a sua criação, o CIN tem tido como objetivo promover a internacionalização das empresas cearenses por meio de serviços voltados para o aumento da sua competitividade. Ver hoje essa missão fortalecida com uma sede moderna, que leva o meu nome, é motivo de grande orgulho. Mais do que uma homenagem pessoal, vejo como um símbolo do quanto o CIN cresceu e continua sendo um pilar estratégico para aproximar nossas indústrias
do mercado global", afirmou Carlos Prado.
Nos últimos anos a instituição modernizou processos, incorporou novas tecnologias e expandiu a oferta de soluções, acompanhando as tendências globais de negócios. O processo de digitalização, por exemplo, transformou a
forma como os serviços são oferecidos, tornando-os mais ágeis e acessíveis. A adoção de ferramentas de Business Intelligence (BI) e painéis interativos trouxe análises mais precisas para orientar empresários na escolha de mercados
estratégicos.
A relevância do CIN também se expressa em números: em 2024, foram emitidos 5.344 certificados de origem, 496 alunos capacitados e mais de 100 empresários participaram de missões e feiras internacionais. Em parceria com a DHL Express, 174 remessas foram realizadas para o exterior, demonstrando como a atuação do CIN gera impacto direto no comércio internacional.
Mais do que serviços, o CIN se consolidou como parceiro estratégico, abrindo caminhos para que micro, pequenas e grandes empresas transformem potencial em resultados. Casos como o da Matrona, marca de acessórios artesanais que conquistou reconhecimento nacional e exporta para países como Portugal e Estados Unidos, e da Itaueira Industrial, unidade de sucos que multiplicou sua presença internacional, são exemplos vivos de como o apoio do CIN transforma realidades.
“Construímos uma trajetória sólida, sempre com um objetivo muito claro: fortalecer a competitividade das empresas cearenses e ampliar a participação do Ceará no comércio internacional. O CIN da FIEC é hoje um verdadeiro aliado para o crescimento das nossas indústrias no cenário global”, declara Karina Frota, gerente do CIN e presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC.