Empresa capacitada pelo CIN recebe reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços como case de sucesso em exportações

07/07/2025 - 08h07

A empresa de acessórios de moda em crochê Matrona, uma das participantes do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado no Ceará pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), obteve nesta semana o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) como case de sucesso nacional em exportações. 

Liderada pelas empresárias Verônica Duarte e Fabiana Lopes, a marca foi citada pelo Vice-presidente Geraldo Alckmin como destaque da iniciativa Elas Exportam, do MDIC e da Apex Brasil, que recebeu, na última quarta-feira (02/07), um prêmio da Organização Mundial de Comércio (OMC) na categoria Mulheres Empreendedoras. O projeto do Governo Federal busca aumentar a participação de empresas comandadas por mulheres no comércio exterior.

Antes disso, a Matrona deu os primeiros passos rumo à internacionalização com o auxílio do PEIEX, em 2023. Também em parceria com a Apex Brasil, o CIN promoveu três ciclos do programa, qualificando negócios para novos mercados e iniciando o processo de exportação de forma competitiva, planejada e segura. Mais de 1.300 empresas foram atendidas pela iniciativa, entre 2008 e 2023.

“A exportação é um processo a médio prazo. Costumamos dizer que a empresa que coloca a internacionalização na sua estratégia  empresarial tem duas opções: exportar ou desistir. Temos muito comprometimento com todas as empresas que confiam plenamente na realização do nosso trabalho. A Matrona é uma empresa ousada, resiliente. Desenvolvemos juntos um plano de inserção internacional assertivo. É motivo de muito orgulho para o CIN e para a FIEC”, afirma Karina Frota, Gerente do CIN.

Tradição que virou negócio

A Matrona foi criada em 2019, a partir de uma tradição familiar do crochê. Verônica e Fabiana, mãe e filha, aprenderam a arte manual com as mulheres da família e a transformaram em um negócio que tem ganhado o mundo.

Durante o PEIEX, a Matrona realizou a implementação de um plano de trabalho com tópicos de comércio exterior, assim como um plano de exportação  personalizado, e teve acesso a rodadas de negócios e eventos internacionais, estabelecidas pelo programa e pela Apex Brasil.

Segundo Fabiana Lopes, a participação no programa foi uma “virada de chave” para que a empresa passasse a exportar seus produtos. “No início, ainda estávamos com muito medo, pois o processo de exportação é muito complexo e requer dedicação e ajuda de parceiros essenciais na parte burocrática. Durante a capacitação, são muitas informações a serem digeridas, mas aos poucos e de forma orgânica tudo foi se desenrolando, e a primeira exportação aconteceu”, destaca.

Com o apoio do CIN, a empresa ingressou no mercado exterior, exportando peças para Portugal e Estados Unidos. “Foram exatamente os países citados como potenciais para que fizéssemos exportação no plano de negócios que recebemos ao final do treinamento do PEIEX”, acrescenta Fabiana, ressaltando que a marca alcançou, entre 2023 e 2025, R$ 50 mil em vendas para outros países, além de maior projeção nacional.    

“Acredito que iremos colher bons frutos devido ao reconhecimento que recebemos através do MDIC. E tudo isso só foi possível graças ao apoio do CIN e do Sistema FIEC em ter descoberto nossa empresa e por ter nos convidado a fazer a capacitação do PEIEX Ceará”, completou a sócia da Matrona.

Para Rafaella Môura, Coordenadora do PEIEX Ceará, o reconhecimento do MDIC à Matrona como case de sucesso nacional em exportações “é motivo de grande orgulho e validação do trabalho realizado ao longo do projeto”. “Isso demonstra não apenas o potencial das empresas cearenses, mas também a eficácia da metodologia do PEIEX em preparar negócios locais para competir em mercados globais. É uma conquista que inspira outras empresas a acreditarem na internacionalização como um caminho viável de crescimento e reforça a importância de iniciativas estruturadas de qualificação exportadora”, afirma.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright