Na semana do Dia Internacional da Mulher a coluna da Karina Frota aborda “Mulheres e o Comércio Exterior”

10/03/2023 - 16h03

Mulheres e o Comércio Exterior é o tema da coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no Jornal O Povo. Semanalmente, ela publica textos sobre comércio exterior e suas vertentes no periódico.

Leia o texto completo:

Mulheres e o comércio exterior

Em cargos-chave para o setor, as líderes superam resistências

Em 1908, durante o mês de maio nos Estados Unidos, foi estabelecido o primeiro dia da mulher. Nos anos seguintes, ocorreram diversos protestos e manifestações no mundo inteiro. Mulheres de várias nações pediam igualdade econômica e política no país onde viviam.

Quase 115 anos depois, a “luta” atual é tornar o ambiente corporativo mais igualitário, desde processos seletivos mais equilibrados em gênero até o apoio ao cuidado com os filhos e as colaboradoras gestantes.

Peter Druck foi muito sábio ao reconhecer que “houve duas mudanças revolucionárias na força de trabalho dos países desenvolvidos: a explosão da educação avançada e a investida das mulheres na carreira. ”

Na área de comércio exterior, ocupar um cargo de gerência e liderar um espaço de domínio e preferência masculina não é fácil, mas ocorre com razoável frequência. Mulheres desenvolveram uma série de novas habilidades, lideram grandes equipes, são criativas, possuem boa comunicação e iniciativa para resolver problemas. Tais competências, são essenciais na área internacional.

Mulheres ainda se deparam com dificuldades acentuadas quando se trata de relações comerciais com países que tem como dogma cultural ou religiosa a submissão da mulher. Mesmo ocupando cargos de liderança, e de relevância, parte significativa dos membros destes países se recusa a negociar sobre as questões comerciais com uma representante do sexo feminino.

Nos setores de importação e exportação, a inserção e a permanência de mulheres faz com que ocorra um grande fenômeno de representatividade, pois, ao verem lideranças femininas, outras mulheres se sentem encorajadas e inspiradas a buscarem o mesmo caminho.

Foto Jornal O Povo. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright