Oportunidades e desafios da internacionalização do Ceará são temas da coluna de Karina Frota no Jornal O Povo

18/01/2023 - 09h01

As oportunidades e os desafios da internacionalização do Ceará são os temas da coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no Jornal O Povo. Semanalmente, ela publica textos sobre comércio exterior e suas vertentes no periódico.

Leia o texto completo:

Promover a internacionalização do Ceará e impulsionar a retomada do crescimento econômico é desafio permanente para toda economia. A retomada da competitividade e o desenvolvimento produtivo e tecnológico da indústria nacional passam de forma transversal pela integração do Brasil com o mundo.

Nesse cenário, o Ceará integra conexões globais consistentes, busca uma produção industrial mais eficiente, promove inovação e gera mais empregos.

É necessário identificar, com clareza, mudanças importantes em diversas áreas da política comercial, as quais podem impulsionar o ambiente de negócios, por isso, a internacionalização é tema prioritário. É indispensável promover as relações econômicas e a cooperação bilateral com os parceiros comerciais considerados estratégicos para o desenvolvimento cearense.

O Ceará assume o papel de um Estado com grande potencial de negócios dentro do cenário internacional, mostrando que Estado, indústria e tecnologia caminham juntos.

Para 2023, é fundamental recuperar estratégias consistentes de desenvolvimento econômico e social estabelecidas antes da crise. O Estado que construiu um alicerce resistente e é considerado como “a esquina do Atlântico” precisa avançar na área internacional e usufruir dos benefícios que o mercado global pode propiciar.

Acesse a coluna no Portal O Povo+ clicando AQUI

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright