As perspectivas para a atividade econômica internacional são o tema da coluna de Karina Frota no Jornal O Povo

12/12/2022 - 08h12

As perspectivas para a atividade econômica internacional em 2023 são o tema da coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no Jornal O Povo. Semanalmente, ela publica textos sobre comércio exterior e suas vertentes no periódico.

Leia o texto completo:

Em recente análise da Fundação Dom Cabral (FDC) sobre o Cenário Macroeconômico Global e Brasil 2023, a FDC informa que a retomada econômica “pós-crise sanitária” já antecipava que o “embate” de fatores importantes poderia bloquear crescimentos mais velozes.

Tais fatores, diante dos efeitos do conflito na Ucrânia são indispensáveis para a análise do cenário global. Não somente para o momento de recuperação econômica, mas principalmente para o futuro da ordem mundial e do desenvolvimento da economia.

De acordo com a FDC, “o mundo desacelera em 1,3 % e as economias avançadas recuam 1,3%, puxadas mais pela União Europeia.” Os países emergentes recuam 1,75% sob o impacto da redução na Ásia, com destaque, da China. Além disso, a América Latina, em especial o Brasil, se diferencia.

As consequências persistem e se aceleram juntamente com aqueles advindos dos conflitos e de suas influências nos aspectos econômicos mundiais. Tensões globais, agora enfrentam o acréscimo da Guerra na Ucrânia.

A letargia da globalização, antes acelerada pela crise sanitária, atualmente, são impactadas pelo conflito na Europa, com uma significativa aflição na segurança energética da região. Tais acontecimentos, devem reconfigurar os arranjos geopolíticos e as cadeias globais de produção.

Acesse a coluna no Portal O Povo+ clicando AQUI

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright