Indústria Global oferece apoio para a internacionalização de micro e pequenas empresas

08/12/2020 - 16h12

O mito de que o mercado internacional é apenas para grandes empresas costuma se fortalecer em momentos de incertezas, como este de pandemia. Porém, é justamente agora que as empresas, especialmente as de menor porte, precisam enxergar a internacionalização como uma saída para superar as dificuldades. No desafio que é vivenciar o comércio exterior, as empresas não estão sozinhas. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios, uniram forças para dar o suporte necessário para a efetiva participação das micro e pequenas empresas cearenses no comércio internacional.

Esse suporte se dá por meio do programa Indústria Global, cujas inscrições estão abertas até o dia 18/12. O objetivo do programa é auxiliar micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios exportando seus produtos. As empresas selecionadas para participar da iniciativa participarão de uma trilha de internacionalização, que se inicia com capacitações nas temáticas envolvendo comércio exterior, estudo de mercado para a identificação de países com potencial de realização de negócios e consultoria individual, finalizando com a entrega de um plano de exportação. Tudo de forma personalizada para atender as necessidades específicas de cada empresa. Além disso, um diferencial importante é que as empresas participantes receberão um subsídio de 90% dos custos do programa.

De acordo com a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, a parceria permite que empresas de micro e pequeno portes possam inovar, aumentar sua competitividade, sua produtividade, expandir mercados e, consequentemente, aumentar lucros. Ela explica que o programa possui uma metodologia desenvolvida especialmente para gerar resultados que se adequem às reais necessidades de uma empresa em processo de internacionalização.

"O Indústria Global é fruto de uma parceria estratégica. As instituições buscam, através desse programa, dar um foco prioritário no processo de internacionalização de micro e pequenas empresas. É uma espécie de programa de aceleração de negócios internacionais", esclarece a gerente. 

As empresas interessadas em participar devem fazer a pré-inscrição até o dia 18/12. Entre os dias 21 e 30/12, as empresas inscritas serão avaliadas, conforme os critérios do programa, e as selecionadas poderão aderir à iniciativa, efetivando a sua inscrição. O início das atividades está previsto para janeiro de 2021.

Para inscrições e mais informações sobre o programa, clique AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024