Brasil e França assinam Carta de Intenções para produção de helicópteros de última geração e reforçam agenda econômica bilateral

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto
conteudo

Carta de Intenções firmada entre MDIC e ministério francês prevê fabricação do modelo H145 em fábrica de Itajubá (MG), com foco em exportação para América Latina e países lusófonos.

OMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França manifestaram nesta quarta-feira (2/7) a intenção de transformar a Helibras, fábrica instalada em Itajubá (MG), em um polo de produção e exportação de um dos modelos de helicópteros mais avançados do mundo, o H145, aeronave multiuso e de alta tecnologia embarcada.

Carta de Intenções nesse sentido foi firmada após reunião entre o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e o ministro Delegado para o Comércio Exterior, Laurent Saint-Martin, em Brasília. A assinatura do documento foi realizada pelo secretário Executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, que liderou as negociações do projeto pelo lado brasileiro.

A proposta está alinhada às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), atendendo às premissas de adensamento produtivo, incorporação tecnológica e exportações de alto valor agregado, com geração de empregos e desenvolvimento local das cadeias de fornecedores.

A expectativa é de que sejam investidos R$ 1 bilhão na produção do modelo H145, com a construção de até 200 unidades ao longo dos próximos 15 anos, voltadas aos mercados nacional e internacional. Cada helicóptero tem valor de mercado estimado em US$ 15 milhões.

Helibras: referência regional em aviação

A Helibras é a única fabricante de aeronaves de asas rotativas do Hemisfério Sul e já entregou mais de 850 helicópteros no Brasil, para operação nos segmentos civil e militar. A empresa, originalmente binacional, hoje é controlada pela Airbus e produz outros dois modelos de helicóptero: o H225, de uso predominantemente militar, e o H125, conhecido como Esquilo.

Versatilidade do H145

O H145 é um helicóptero versátil que pode ser utilizado em missões civis e militares, como transporte de passageiros, serviços médicos de emergência, segurança pública, operações offshore, apoio a parques eólicos, Defesa Civil e resgates, transporte de tropas e operações reconhecimento.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,54 18/07
Euro 6,45 18/07
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil 

150.15

18/07

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
logo cin logo FIEC Siga-nos nas redes sociais
Facebook Icon Instagram Icon Linkedin Icon
©2025 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br