Dados de setembro reforçam tendência de redução na exportação de ovos férteis para produção de pintos de cote

Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto

Em setembro passado, pelo quinto mês consecutivo, as exportações brasileiras de ovos férteis destinados à produção de pintos de corte apresentaram resultado negativo em relação ao mesmo mês do ano passado.

Desta vez, porém, a redução foi dupla, pois o volume exportado ficou, também, abaixo do registrado no mês anterior. Foram perto de 16 milhões de unidades, resultado que representou quedas de 2,67% e 6,30% sobre, respectivamente, setembro de 2021 e agosto de 2022.

Com tal resultado, o volume exportado no ano – que até recentemente vinha apresentando índices de expansão mais significativos – agora registra incremento inferior a 1% em relação aos mesmos nove meses do ano passado.

Por sua vez, o acumulado nos 12 meses encerrados em setembro passado – mais de 200 milhões de unidades, quase 17% a mais que o registrado em idêntico período anterior – continua propenso a uma redução até o fechamento do ano.

Um dos fatores que aponta nessa direção é a média mensal exportada no terceiro trimestre de 2022, pouco superior a 16 milhões de unidades. Embora tenha ficado 12% acima da média do trimestre anterior (14,4 milhões/mês entre abril e junho), parece difícil de ser superada neste final de ano. E se mantida, ficará quase 20% aquém do que foi registrado no último trimestre de 2021, ocasião em que foi registrada a melhor média mensal dos últimos oito trimestres.

No gráfico abaixo, à direita, o volume projetado para o corrente trimestre teve por base a média mensal dos primeiros nove meses do ano. Assim, a produção do semestre, seria similar à dos seis primeiros meses de 2022, situando o total anual em torno dos 193 milhões de ovos férteis, volume perto de 5% inferior ao exportado em 2021.

 

Fonte: Avisite

Edições Anteriores
Cotações
Moeda Cotação  Data 
Dolar  5,31 25/11
Euro 5,51 25/11
 
Risco País (CDS) Data 
Brasil  263.19 25/11

 

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
Siga-nos nas redes sociais
©2022 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br