destaques
Diminui o tamanho do texto Aumenta o tamanho do texto

Oitava economia do planeta, Brasil ocupa o vigésimo-quinto lugar no ranking PIB x Exportação

Apesar de ocupar a oitava posição entre as maiores economias do planeta, à frente de países como a Itália (nona colocada) e o Canadá (décima posição), o Brasil ocupa um modestíssimo 25º. lugar no ranking mundial Produto Interno Bruto (PIB) x Exportação.

O ranking é liderado pela China, segunda maior economia mundial, e país que mais exporta em todo o mundo, à frente dos Estados Unidos, que são a principal potência econômica do planeta. Os dados são da Organização Mundial do Comércio (OMC) e foram compilados pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Segundo o presidente da AEB, José Augusto de Castro, “a verdade é que o Brasil não é um país competitivo. Nossas exportações são puxadas pelas commodities, que possuem baixo valor agregado e que crescem mais em volume do que em valores. Nos últimos anos o Brasil não conseguiu acompanhar economias que tinham perfil semelhante na década de 1980 por conta da baixa competitividade e a participação dos produtos manufaturados, de maior valor agregado, na pauta exportadora brasileira só vem decrescendo nos últimos anos. Em 2000, esse percentual chegou a 59,07% e no ano passado encolheu para apenas 36,1%. Ou seja, tivemos uma perda considerável da participação de produtos manufaturados que registraram um déficit de US$ 67,7 bilhões no ano passado”.

Fonte: Comex do Brasil

destaques
destaques
Bolsa Índice Data
Bovespa +0,02% 19/02
Dow Jones +1,33% 15/02
Nasdaq +0,47% 15/02
Merval
(Argentina)
-0,31% 18/02
Shanghai
(China)
+0,04% 19/02
DAX 30
(Alemanha)
-0,20% 19/02
Moeda Cotação Data
Dólar 3,725 18/02
Euro 4,208 18/02
Risco País (EMBI) Data
Brasil 249 pts

08/02

Acesse nossas redes sociais

O Mailclipping Comex é um newsletter que se restringe à coleta e divulgação de notícias sobre comércio exterior. O conteúdo das notícias é de inteira responsabilidade de seus autores. O Mailclipping Comex não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações. Se estiver interessado no recebimento das nossas informações cadastre-se aqui. Para enviar críticas, sugestões, releases, contatos comerciais, comentários sobre o serviço ou mesmo exclusão, clique aqui.
©2017 Mailclipping ComEx. Todos os direitos reservados. imprensa@sfiec.org.br