E-commerce Internacional

Modalidade

Curta Duração

Objetivo

A partir de uma contextualização de como o Brasil se posiciona internacionalmente, o curso tem como objetivos: 1. Desenvolver uma compreensão sobre aspectos relativos a relações institucionais e governamentais no Brasil e no exterior; 2. Discutir o adequado modelo de comunicação institucional no contexto internacional, observando barreiras à comunicação e o gerenciamento de conflitos; 3. Apresentar aspectos relevantes para um processo de negociação internacional, incluindo o passo a passo de como negociar com entidades internacionais, seja com representantes de entidades públicas e/ou privadas.

Público-alvo

empresários, estudantes, empresas exportadoras e demais interessados no assunto.

Pré-requisitos

não se aplica

Conteúdo programático

Conteúdo programático: 

1. Perspectivas internacionais do comércio exterior 
    - Contextualização Global; 
    - Impactos históricos: crises econômicas, guerras, conflitos religiosos; 
    - O Mundo Atual e o pós COVID: mudanças no comércio exterior;

2. O Comércio exterior brasileiro e o Comércio Eletrônico 
   - Como estamos atualmente e o que muda com o E-commerce; 
   - Os serviços prestados pelos Correios e pelas empresas de courier no Brasil e no     
     mundo: diferenças e semelhanças; 
   - O Comércio exterior através do E-commerce: quais são as perspectivas com a 
      privatização dos Correios; 

Estudo de caso: Vanuatu: do turismo para o E-commerce 

3. Acesso a mercados internacionais através do E-commerce: oportunidades para pequenas    
   e médias empresas de todos os segmentos 
  - Aspectos da Comunicação Institucional;
  - Comunicação integrada; 
  - Comunicação Institucional e Mídias Sociais; 
  - Barreiras à comunicação e conflitos; 
  - E-commerce internacional: para onde ir? 
 

Dias de aula

21 e 22 de setembro de 2021.

Horário

9h às 12h, quarta e quinta

Local

EAD Ao Vivo

Carga horária

6h/a

Investimento

3x de R$ 73,33

Facilitador

Bernhard Javier Lago Smid

Possui mestrado em Negócios Internacionais pela Munich Business School - Alemanha (2008) e MBA em Comércio Exterior e Negociações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2005). É doutorando pela Universidade de Bordeaux (França), onde desenvolve pesquisa no segmento de relações governamentais e negociações internacionais. Possui cerca de 20 anos de experiência profissional no Brasil e no exterior nas áreas de políticas públicas, relações institucionais, internacionais e governamentais. Possui maior experiência em temas de cooperação bilateral, comércio exterior, agronegócios e meio-ambiente. Professor da disciplina "Relações Públicas Institucionais" do módulo de Comunicação Institucional do curso de MBA em Relações Institucionais no IBMEC e da disciplina de “Relações Internacionais e o Parlamento” da Pós-Graduação em Assessoria Parlamentar da Faculdade Republicana. Ele também é Co-Fundador da Nature Invest (www.natureinvest.org), uma plataforma de financiamento de projetos socioambientais; e também é Co-Fundador do Instituto Agenda Urbana Brasil – IAUB (www.iaub.org), onde exerce a atividade de Diretor de Relações Internacionais, Institucionais e Governamentais.

Estudantes têm 20% de desconto mediante comprovação de vínculo com alguma universidade. Clique aqui e saiba mais!
CIN - Centro Internacional de Negócios | CNPJ: 07.264.385/0001-43
Av. Barão de Studart, 1980 - Anexo Térreo - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright